O Ministério da Saúde anunciou, ontem, uma ampliação em 30% dos valores destinados a custeio do Serviço Móvel de Urgência (Samu). O percentual representa, segundo a pasta, um incremento de R$ 396 milhões por ano nos repasses.
Por meio de nota, o ministério afirma que, “com o reajuste, o total destinado ao serviço passará de R$ 1,3 bilhão para R$ 1,7 bilhão por ano. O aumento busca minimizar a sobrecarga nos municípios e também é uma forma de incentivar a universalização do Samu 192, que desde 2013 não recebia atualização nos valores de custeio”.
Ampliação
De acordo com a pasta, um novo processo licitatório será concluído ainda este ano visando a ampliação da frota. O investimento previsto é de R$ 842 milhões para aquisição de 1.886 novos veículos, sendo que 1.633 unidades serão distribuídas para renovação de frota; 185 terão como destino novas unidades de Suporte Básico (USB); e 68 veículos servirão para as novas unidades de Suporte Avançado (USA).
Nesse processo, o Rio Grande do Sul será contemplado com oito novos veículos. A lista dos municípios gaúchos que receberão as ambulâncias ainda não foi divulgada. Atualmente, Santa Maria conta com uma equipe de suporte avançado e três equipes de suporte básico. O serviço funciona há 12 anos no município e, desde 2019, conta com uma central telefônica de regulação local, que funciona das 7h às 19h. O objetivo é garantir maior agilidade no atendimento. Depois das 19h, a regulação é feita por Porto Alegre. O telefone do serviço é o 192.
O Samu atende situações de emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. O atendimento integra o Sistema Único de Saúde (SUS) – ou seja, o serviço é gratuito para a população.
As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas, que atendem ocorrências vias públicas, residências e locais de trabalho.